(11) 94739-9181

Proteção ao Nome Comercial

Busca e proteção de Montagem e processamento de pedidos de extensão ao Nome

Empresarial em outros Estados, independentemente de abertura de filiais, visando evitar a constituição de empresas por parte de terceiros com o mesmo Nome empresarial e conseqüentemente a pirataria.

O nome empresarial distingue o próprio empresário, firma individual ou pessoa jurídica, no exercício do comércio. A proteção ao nome comercial é estadual, circunscrita, portanto, ao Estado de origem da empresa, como dispõe o Decreto 1800/96, artigo 61, 1º e 2º parágrafos, que regulamentou a Lei 8.934/94.

O mesmo Decreto estabelece que a referida proteção pode ser estendida a outros Estados, ou até mesmo a todo o território nacional, como estabelecido no Artigo 13º da Instrução Normativa (IN) do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC), nº 53, de 06 de março de 1.996, que dispõe:

Art. 13 – A proteção ao nome empresarial decorre, automaticamente, de arquivamento de ato constitutivo de firma mercantil individual ou de sociedade mercantil, bem como de específica alteração nesse sentido, e circunscreve-se à unidade federativa de jurisdição da Junta Comercial que o tiver procedido.

1º – A proteção ao nome empresarial na jurisdição de outra Junta Comercial decorre automaticamente, da abertura de filial nela registrada ou do arquivamento de pedido específico, instruído com certidão da Junta Comercial da unidade federativa onde a sede da empresa mercantil interessada.

INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, vulgarmente conhecido como INPI, é o  órgão responsável pela análise de pedido de registro de marcas e patentes no Brasil (como também  pela concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e franquia, registro de programas de computador, desenhos industriais e indicações geográficas). Saiba mais sobre o INPI

FAÇA AGORA SUA PESQUISA GRATUITA

  1. Preencha o formulário ao lado e enviaremos para você, gratuitamente, a busca prévia feita perante a base de dados do INPI, cuja finalidade é verificar a viabilidade e registrabilidade de sua marca.
  2. Não havendo antecedentes impeditivos ao registro você receberá, então, uma proposta de prestação de serviços, com a descrição detalhada de todo o trâmite do processo administrativo e os custos básicos para o registro de marca.
  3. Caso aprovada a proposta de registro de marca, você poderá escolher a forma de pagamento(parcelado ou à vista) e as datas de vencimentos.
  4. Por fim, envie a documentação necessária de forma digital (por e-mail), tornando o processo mais simples e rápido.
INPI - Pesquisa Realizada na Base de Dados do INPI

(ex.: comércio, indústria, serviços, atividades artísticas etc.)

Escolha abaixo a opção de seu interesse e receba, sem compromisso, uma análise profissional sobre a viabilidade do registro, juntamente com a nossa proposta.

Protegemos seu patrimônio industrial e intelectual de forma rápida e segura.

A CAVALHEIRO E ADVOGADOS ASSOCIADOS atua no depósito de patentes, registro de marcas, desenho industrial, software, domínios e direito autoral, através dos órgãos competentes em nosso país ou no exterior, para tanto, conta em seus quadros, com advogados e consultores especializados nas áreas da propriedade industrial e intelectual, devidamente credenciados perante a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Prestamos assessoria especializada na área da propriedade industrial (registro de marcas, depósito de patentes, registro de desenho industrial, registro de software) e intelectual (direito autoral).

Tire suas dúvidas sobre Registro de Marcas e Depósito de Patentes em Dúvidas Frequentes.